PALAVRAS DO AUTOR

SOBRE AS CARTAS DE ESTUDO DIRETO AO PONTO

APRESENTAÇÃO

O Manual de Acupuntura Direto ao Ponto acaba de ganhar um aprendiz mais novo!


As Cartas de Estudo Direto ao Ponto se inspiraram na lógica de que, antes de tentarmos percorrer uma longa jornada (neste caso estudar e memorizar mais de 400 pontos com cerca de 5.000 informações), devemos começar com “baby steps”, ou passos de bebê, como gostam de dizer os americanos.

 

Aliada a um formato que estimula a memorização de informações, fizemos uma criteriosa seleção dos pontos mais usados com funções energéticas importantes ou únicas, com a pretensão de que estes guiem, com pequenos e sólidos passos, o início de uma grande jornada; e com a certeza de que estes passos serão por muito tempo os mais frequentes na sua prática clínica de estudante/aprendiz e em seguida acupunturista formado.

SOBRE OS CRITÉRIOS DE

SELEÇÃO DE PONTOS

Pontos em duplas ou trios (44 pontos - 3 cartas): Nos membros superiores e VC - VG escolhemos quatro pontos por canal, nos membros inferiores, por serem mais longos, seis pontos de cada. No caso dos extras, selecionamos três pontos por região.

Pontos agrupados por atributos (44 pontos - 5 cartas): Os pontos Shu Dorsal, Alarme, Influência e Ting  foram reunidos em uma mesma carta, possibilitando o estudo simultâneo de pontos com características comuns em um único olhar.

Cartas Especiais (32 pontos - 3 cartas): o que acha da possibilidade de visualizar, em uma única imagem, todos os pontos Fonte e Passagem? E ainda organizados em pares! Agora imaginem que grande audácia seria reunir todos os pontos de abertura dos Vasos Maravilhosos em uma única carta? Então, esta é a proposta destas Cartas Especiais, que bem poderiam ser chamadas de Cartas Desafio.

SOBRE 

COMO USAR

Várias possibilidades de aprendizado podem ser pensadas com as Cartas de Estudo Direto ao Ponto. Minha sugestão é que comece primeiramente carregando o pequeno “deck” de cartas sempre no seu bolso ou bolsa, por isso a sua proposta compacta. Assim, aqueles momentos vagos, que muitas vezes gastamos navegando na web ou deslizando pelos feeds dos sites de redes sociais, podem ser intercalados pelo estudo com as cartas.

Primeiramente olhe a imagem do ponto e tente descobrir quem é — tal como quando observa um paciente em tratamento por outro acupunturista, e, apenas vendo as agulhas, já sabe que pontos ele está usando. Depois desta etapa, além de saber onde o ponto está, procure memorizar o que ele faz de melhor e quais são os seus atributos.

Não esqueça de, aos poucos, memorizar a sua tradução e seu nome em Pinyin, afinal nunca se sabe quando fará aquela prometida visita à China, onde, você sabe, só usam a referência do nome em Pinyin. É muito bom saber que Hegu, Taichong, Taixi e Zusanli, são os nossos famosos, IG4, F3, R3 e E36. Estes são, sem dúvida alguma, alguns dos mais usados pontos em todo o mundo desde que a acupuntura existe. Não perca tempo, comece pelos melhores. 

 

Depois deste estudo preliminar, pratique jogando UNO, Memória, Ache o Par, ou ainda use as cartas para ajudar a montar sua possível combinação de pontos (assista ao vídeo abaixo para ver na prática). Acredito que depois de estudar, jogar e “brincar” com estas cartas de estudo, você poderá sempre contar com cartas na manga (do jaleco). 

Que a MTC sempre possa florescer nos tempos atuais, até breve. 

 

Obs:  Repare que fornecemos duas cartas com os pontos Mestre, fica a dica para presentear um colega de estudo.


Paulo Renato Lima. MSc. in TCM, EUA.

MATERIAL

COMPLEMENTAR

CLIQUE E CONSULTE A

LISTA DE ABREVIAÇÕES

CLIQUE E CONSULTE AS

TABELAS DE CUN

CLIQUE E CONSULTE AS

NOTAS TÉCNICAS

Cartas de Estudo Direto ao Ponto é a 2ª edição do Flashcard - Manual de Acupuntura (os 101 melhores pontos em cartas)?

Não. Apesar de atenderem à mesma demanda, valendo-se dos mesmos artifícios para facilitar a memorização das informações mais relevantes dos melhores acupontos, são projetos diferentes. Cartas de Estudo Direto ao Ponto é um novo produto que foi inspirado no Flashcard - Manual de Acupuntura e traz mais pontos em um projeto que foi otimizado para ser mais acessível ao estudante. No entanto, mesmo tendo sido descontinuado por ora, o Flashcard - Manual de Acupuntura não foi substituído e poderá retomar sua produção no futuro.

Logo-+-selo-branco.png
© Editora Zen - Todos os direitos reservados
CNPJ 24.386.026/0001-88
Telefone/Whatsapp: 21 99661-0586 
Email: vendas@editorazen.com.br
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
PEDIDOS Loja Virtual: o prazo de entrega é de no mínimo 8 dias úteis para as capitais.