LIVRO LEGAL
PELA VALORIZAÇÃO DO LIVRO

OS BONS LIVROS ACADÊMICOS PODEM ACABAR!
A pirataria está impactando na produção acadêmica de qualidade e influenciando negativamente no trabalho de bons autores e editoras.

Colabore com a nossa Pesquisa Legal sobre a produção editorial acadêmica na MTC, é rapidinho!

Encontrou uma publicação que viola os Direitos Autorais e quer nos ajudar a tirá-la do ar?

A Editora Zen, como integrante da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos - ABDR, vem através dessa página trazer informações muito importantes para todos os seus leitores e estudantes. Além disso, iniciar um movimento de valorização da produção acadêmica de livros de qualidade.

Quer saber como você pode fazer a sua parte? Comece pelos vídeos abaixo:

Logo.jpg

NOTÍCIA: ABDR consegue derrubar duas plataformas que distribuíam PDFs de livros

Clique aqui para ler a matéria completa

 

No dia 23 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, data instituída pela UNESCO para celebrar o Livro. Por isso, escolhemos o 23° dia de todo mês para compartilhar vídeos testemunhais de conhecidos autores do mundo da acupuntura, parceiros da Editora Zen e de toda comunidade acadêmica em prol dos bons livros, do conhecimento e da educação; fundamentais colaboradores na difusão e entendimento da sabedoria milenar da MTC.

Demos início a esse movimento pois, infelizmente, hoje é muito fácil desvalorizar o Livro, basta um clique. E pior, é socialmente aceito. 
Com isso, sendo a produção de livros o ganha-pão do autor e dos funcionários de uma editora, não seria de se espantar ver cada vez menos livros acadêmicos de qualidade produzidos, certo? Neste caso, o que você estudaria?

 

Lembre-se sempre de que hoje a sabedoria milenar da MTC é tão rica de informações graças ao registro escrito precoce dos chineses; graças ao Livro.

#TodosPeloLivro

CARTA ABERTA
A TODOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE ACUPUNTURA

Brasil - junho de 2019

USO DE MATERIAL ACADÊMICO SEM AUTORIZAÇÃO (PIRATARIA)

X

CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO

Se você pudesse ampliar e fortalecer a prática de acupuntura em nosso país, o que faria?

 

Conscientizar as pessoas sobre os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa foi a resposta de 56,8% das pessoas na pesquisa que realizamos no início deste ano.

A partir disso, surge a pergunta:

Como cada um de nós pode CONTRIBUIR para que isso aconteça?

PRESERVAR O CONHECIMENTO

 

A sabedoria milenar da MTC, por muito tempo, foi preservada e transmitida apenas através da relação “mestre-discípulo” e, provavelmente, só chegou até nós porque começou a ser registrada em documentos escritos, que através dos anos evoluíram para o que hoje conhecemos como LIVROS.

 

Nós, da Editora Zen, somos como uma PONTE entre esse conhecimento milenar e os estudantes e profissionais da área. Temos como missão não apenas perpetuar essas preciosas informações em bons livros, mas fazer isso de uma forma inovadora e criativa, desenvolvendo novas possibilidades de arquitetura da informação, com uma linguagem "Direto ao Ponto", facilitando assim o aprendizado e a memorização da MTC.

Como editora, achamos de extrema relevância PRESERVAR a produção técnica e acadêmica de qualidade, para que bons profissionais permaneçam produzindo bons conteúdos e mais seres humanos possam se beneficiar desse círculo do bem - professores, profissionais e pacientes.

Imagine você... se bons profissionais deixassem de se dedicar ao estudo e propagação do conhecimento, por falta de retorno financeiro e incentivo a novas obras - como consequência da pirataria. Esse círculo seria rompido e nossa classe profissional estaria restrita a publicações já conhecidas - veja abaixo no detalhe o diagrama "A DECADÊNCIA DO CICLO EDITORIAL ACADÊMICO".

Assim, ao fortalecer a produção acadêmica, passamos a criar um ambiente cada vez mais fértil para a formação de bons profissionais. Além disso, ampliamos as possibilidades de gerar mais consciência sobre o impacto positivo da MTC na saúde geral da pessoas - veja abaixo o diagrama "O CICLO EDITORIAL ACADÊMICO".

COMO APOIAR ESSA INICIATIVA

Nesse intuito, além das diversas obras técnicas que estão em nosso planejamento editorial, temos projetos inspiradores, como livros sobre a história da acupuntura no Brasil, livros de acupuntura para o público leigo, livros para crianças e um blog de conteúdo, onde todos poderão participar desse processo de valorização.

Redigimos esta
Carta Aberta para ampliar nossa rede de relacionamentos e assim fortalecer os nossos esforços nessa direção, e agora convidamos VOCÊ a fazer parte de tudo isso!

Se você se sentir chamado, listamos algumas ações onde pode CONTRIBUIR desde já:

 

1. Deixar um comentário abaixo sobre sua percepção dessa Carta Aberta;

 

2. Não retransmitir PDFs ilegais de obras que estão servindo à MTC;

3. Postar o Selo "Copiar Não É Legal", ou a figurinha "Repassar PDF não é legal", sempre que você ver uma cópia não autorizada de um livro sobre MTC;

4. Curtir e acompanhar nossa fanpage www.facebook.com/editorazen;

5. Recomendar para seus colegas nossos Materiais Gratuitos;

Um grande abraço de toda equipe da Editora Zen!

 

Compreendendo que muitos alunos têm a vontade de estudar sem ter os recursos

necessários para obter os materiais, a Editora Zen se coloca à disposição das escolas

para formar parcerias em benefício dos estudantes de baixa renda

de forma que estes também possam ter acesso aos nossos livros.

Se você ou seus colegas necessitam de auxílio para obter materiais de estudo,

por favor, peça para que sua escola entre em contato conosco.

LIVRO PARA TODOS

 
 

PERGUNTAS LEGAIS
INFORME-SE SOBRE ALGUMAS QUESTÕES LEGAIS IMPORTANTES

O que é Direito Autoral?


É o direito do autor, do criador, do tradutor, do pesquisador, do artista, de utilizar,
publicar, ou reproduzir as obras intelectuais que criarem. Esse direito é protegido pela
Constituição Federal do Brasil (artigo 5º, XXVII), e pela Lei Federal nº. 9.610, de 19 de
fevereiro de 1998 (conhecida como a Lei de Direitos Autorais), e garante ao autor a
tutela dos direitos morais e patrimoniais sobre a sua obra.




O que é reprodução de uma obra e o que constitui contrafação?


:: Reprodução é a cópia – parcial ou integral – em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica.
:: Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra.
Desta forma, toda reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização configura um ilícito civil e um ilícito penal.




Posso copiar um livro?


:: O artigo 28 da Lei de Direitos Autorais estabelece que cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar e dispor da obra literária, artística ou científica que criar.

:: Já o artigo 29 da Lei dispõe que a reprodução parcial ou integral de um livro depende da prévia e expressa autorização do seu autor ou do titular do direito autoral do livro (como a editora do livro).

:: O PLS 172/2017 modifica a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 1998) ao permitir reproduções parciais ou integrais de obras literárias ou didáticas, desde que não editadas há mais de cinco anos e esgotadas há mais de um ano. (Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/08/03/projeto-facilita-copia-de-livros-para-fins-didaticos)




O que é “pirataria editorial”?


No caso específico da “pirataria editorial”, os prejuízos atingem a todos, principalmente os autores e os editores dos livros:
:: Os autores porque tem seus direitos intelectuais impunemente violados e seu trabalho usurpado.
:: Os editores por encontrarem no mercado obras, pelas quais pagaram os direitos autorais e de edição, reproduzidas ilegalmente, o que lhes acarreta graves prejuízos morais e financeiros.
Como bem ensina Plínio Cabral (in “Revolução Tecnológica e Direito Autoral”, Ed. Sagra Luzzatto, 1998, p. 100-101) o ciclo:
CRIAR, PRODUZIR, DISTRIBUIR se rompe pela ação pirata que atinge o movimento editorial, uma vez que “A edição de um livro exige muito trabalho e a intervenção de vários setores em sua cadeia produtiva. Ela vai do plantio da árvore até a industrialização da celulose para transformá-la em papel. Elaboração do texto, editoração, composição, revisão, impressão, armazenagem dos estoques, distribuição, transporte, exposição e venda nas livrarias – tudo isto requer um trabalho fantástico que exige grandes investimentos, cujo retorno possibilita a manutenção ativa e ininterrupta do ciclo produtivo”.
E continua: “O pirata, entretanto, valendo-se (…) de modernos instrumentos tecnológicos, simplesmente adquire um exemplar do livro para depois reproduzi-lo aos milhares (...)




Além do desrespeito ao Direito Autoral, quais os prejuízos causados pela pirataria de livros?


Em termos concretos, estima-se que o mercado editorial brasileiro perde mais de R$ 1 bilhão/ano por causa da pirataria de livros.
É um prejuízo expressivo e que tem resultado no fechamento de inúmeras editoras que se especializavam em livros técnicos e didáticos, notadamente da área das ciências humanas, o que acarreta desemprego de centenas de profissionais, tais como autores, ilustradores, designers, tradutores, revisores, agentes literários, empregados das áreas administrativas e de apoio, livreiros e todos aqueles que operam a extensa cadeia da produção, distribuição e comercialização de livros.
A pirataria de livros é responsável, também, por um outro quadro problemático: as pequenas tiragens dos livros no Brasil. Este fato indica a estagnação do mercado leitor no nosso país, fato que contribui para o aumento do custo do livro. Enquanto as tiragens e o número de vendas de livros praticamente estacionaram, as cópias desses mesmos livros se multiplicaram.
Tudo isto se traduz em pouca atratividade para gerar e publicar conteúdos de novos livros e novos autores, resultando numa possível interrupção do processo de disseminação do conhecimento acadêmico em língua portuguesa.




Qual o papel do editor de livros e quais os seus direitos e deveres?


O editor é a pessoa que assume a responsabilidade e riscos de produzir, publicar e distribuir a obra. É a pessoa física ou jurídica a quem se concede o direito exclusivo de reprodução da obra e o dever de divulgá-la.
Ao editor cabe arcar com os custos de uma boa revisão, tradução, composição, papel, impressão, prefácio, letra, ilustração, capa, assessoria de imprensa, além da divulgação e distribuição necessárias para apresentar um livro pronto nas lojas e livrarias do País.





MATERIAIS PARA BAIXAR

BAIXE AS CÓPIAS AUTORIZADAS

Para os estudantes poderem iniciar seus estudos, estamos disponibilizando trechos de nossos livros em formato digital, autorizado pela editora, com o selo Cópia Legal. Assim, sempre que você encontrar esse selo em obras da Editora Zen, sinta-se a vontade para compartilhar com seus amigos e colegas.

Para os estudantes que apoiam e valorizam a produção acadêmica, pois desejam que bons livros continuem sendo criados e bons autores permaneçam motivados a compartilhar seus conhecimentos, criamos o selo Repassar PDF Não É Legal, que pode ser baixado e publicado em redes sociais onde há a circulação de cópias ilegais.

BAIXE O SELO
"REPASSAR PDF NÃO É LEGAL"

BAIXE O PDF O CICLO EDITORIAL ACADÊMICO

Entenda como funciona todo o ciclo produtivo para que um livro chegue até suas mãos.

Veja os impactos negativos nos elementos do ciclo quando ele é rompido.

BAIXE O PDF A DECADÊNCIA DO CICLO EDITORIAL ACADÊMICO

Baixe também as figurinhas "Repassar PDF não é Legal", ideais para serem compartilhadas no Whatsapp ao ver material sendo repassado ilegalmente. Para utilizá-las, baixe-as no seu celular e adicione-as a uma coleção usando este aplicativo. Quando abrir o Whatsapp, as figurinhas estarão na sua coleção.

 
 
 

COMENTÁRIOS
DEIXE ABAIXO SUA OPINIÃO

Logo-+-selo-branco.png
© Editora Zen - Todos os direitos reservados
CNPJ 24.386.026/0001-88
Telefone/Whatsapp: 21 99661-0586 
Email: vendas@editorazen.com.br
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
PEDIDOS Loja Virtual: o prazo de entrega é de no mínimo 8 dias úteis para as capitais.